Após a tomada de posse, o primeiro trabalho realizado pelos vereadores eleitos foi a eleição à presidência da Câmara Municipal de Içara. E depois de toda a mobilização dos políticos nos bastidores, Acirton Costa é eleito o novo presidente da mesa-diretora da Casa.
Em eleição interna, Costa foi eleito com a preferência de oito votos. O democrata Neuzi Berto Silveira, que também era um dos principais aspirantes ao cargo, ficou como segundo secretário. Darlan Carpes (PP) continua na vice-presidência da mesa diretora (escolhido com oito votos). E para segundo presidente ficou o jovem Diego Vitorassi (PDT). O vereador André Jucoski (PSDB) terá a função de primeiro secretário.
Confira a seguir a entrevista com o presidente, onde ele afirmou que fará um trabalho diferenciado, como também adiantou alguns projetos que deverão ser incluídos nas sessões.
É verdade que houve um acordo entre o senhor e o democrata Neuzi Berto, onde ele teria cedido o cargo da presidência desde que o nome dele estivesse incluído na presidência em 2011?
Não. Não fizemos nenhum acordo. Disputamos o cargo, ele conseguiu dois votos e eu oito.
Falando em acordo, sabemos que houve uma combinação que foi quebrada, entre Darlan Carpes e Caetano Costa, parecida inclusive, com esse acordo que foi comentado que teria ocorrido entre você e o democrata. Em sua opinião, o projeto de auditoria articulado por Carpes não seria uma resposta a esse possível acontecimento?
Acredito que Darlan quer fazer auditoria porque desconfia que houve problemas na Câmara. Sabemos que realmente Caetano não foi honesto com Carpes, mas em minha opinião esse o projeto de auditoria é somente pensando na população, e como vereador ele tem esse direito.
Como o senhor avalia os trabalhos realizados na Casa no antigo mandato?
Alguns vereadores cumpriram com seus papéis, outros não! De modo geral considero positivos os trabalhos.
Alguns vereadores cumpriram com seus papéis, outros não! De modo geral considero positivos os trabalhos.
O que ficou faltando?
Faltou mais fiscalização do Poder Executivo. Se estas tivessem sido corretamente executadas não teríamos atualmente essa dívida de R$ 21 milhões no município.
Qual a sua avaliação a respeito do antigo presidente Caetano Pedro Costa?
Prefiro não comentar. Mas um ponto que considero bastante positivo foi a criação da Câmara Junior. A avaliação dos pontos negativos eu deixo por conta da população.
No momento quais são as necessidades da Câmara?
De imediato temos que mudar de local. O espaço físico é muito pequeno, tornando o ambiente desconfortável. Em no máximo quatro meses quero dobrar o espaço da Casa legislativa.
O senhor acha que a divisão das diferentes coligações dentro da Câmara atrapalhará de alguma forma?
Não vejo problemas. Fomos eleitos para trabalhar pelo município e não por nós. É nisso que vamos nos basear. Todos os vereadores compõem a mesa diretora e todos serão ouvidos.
Não vejo problemas. Fomos eleitos para trabalhar pelo município e não por nós. É nisso que vamos nos basear. Todos os vereadores compõem a mesa diretora e todos serão ouvidos.
E para finalizar, em sua opinião qual seria a fórmula para o bom andamento da cidade?
A principal meta é saber escutar a comunidade. Quero incluir nos projetos sessões itinerantes, pelo menos duas por ano, se for unanimidade, vamos realizar.
Texto: Kelley Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário