quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sobre as movimentações políticas...

Como ultimamente não me sobra tempo para atualizar este espaço (tanto quanto eu gostaria), a partir de hoje passo a publicar a coluna política que eu assino no Jornal A Cidade. É nada menos do que os assuntos que estão na pauta política da doce Içara na referida semana.



Novos desdobramentos para as eleições

Sem consultar aliados e se sentindo “isolado”, o presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, que foi indicado pelo partido nas prévias, jogou para os ares as possíveis chances de o partido, mais uma vez, ficar no comando do Governo do Estado. Em reunião fechada, os democratas acabaram convencendo o peemedebista. Como? Até agora ninguém entendeu. Moreira estava à frente das pesquisas e os integrantes da região estavam confiantes nessa vitória. Agora, defendendo uma posição de vice, os peemedebistas temem pelo enfraquecimento do partido na região. Enquanto isso, a formação de uma primeira chapa para o governo de Santa Catarina se torna a cada dia uma incógnita. Primeiro porque alguns militantes do PMDB, como Paulo Afonso, defende com unhas e dentes uma chapa pura e afirma que essa vontade será levada para as convenções. Na ala dos tucanos, apesar da afirmação de Paulo Bauer na composição da Tríplice, quem não ficou muito contente com a história foi o governador Leonel Pavan, que já havia demonstrado vontade de concorrer como cabeça. A ideia do PSDB é resgatar uma candidatura própria. Mas isso, somente se as conversas com Angela Amim (que já estão bem avançadas) não tiverem consenso. Neste caso o PP ficaria na cabeça da chapa e os tucanos como vice.



Enquanto isso...

Em Içara as opiniões estão divididas referente a decisão de Eduardo Moreira. O prefeito em exercício José Zanolli (DEM) está otimista com a possível composição. Para ele, o fato só prova que o PMDB e o DEM estão dispostos a lutar pelos mesmos projetos em Santa Catarina. O peemedebista Jure Bortollon chegou a dizer que sempre sonhou com esse time. “Na minha avaliação o PMDB amadureceu a ideia e cumpriu com um compromisso antigo: DEM nos foi fiel em duas eleições, nada mais justo sermos vice deles neste momento”, sugere o vereador içarense. No Balneário Rincão os membros do PMDB estão inconformados. Deobaldo Pacheco chegou a afirmar que essa possível vitória poderá ser o fim do partido.



Vereadores e Executivo em sintonia

Diferente do cenário conturbado de algumas semanas atrás, quando os comentários dos legisladores eram tão somente criticando Gentil da Luz pela falta de infra-estrutura da cidade, atualmente as argumentações são baseadas em elogios ao prefeito em exercício. Com máquinas nas ruas, trabalhos encaminhados e a equipe da Secretaria de Obras “com a mão na massa” a dúvida agora é quanto a permanência do prefeito licenciado, que afirma que vai disputar a reeleição em Içara. Alguns peemedebistas criticam a atitude de Gentil, que entregou o comando de Içara ao DEM bem na época que muitos recursos foram liberados e a possibilidade de trabalho se tronou maior. Bem ou mal, o fato é que José Zanolli está cumprindo com o que prometeu quando assumiu o comando de Içara: “Trabalho, trabalho e muito trabalho”.



Disputado

O cabo Ilíbio (o Beco), que atualmente é responsável pelo posto da Polícia Militar do bairro Vila Nova, está sendo disputado pelos partidos de Içara, que convidam insistentemente o PM para concorrer às próximas eleições de Içara (2012). Beco está resistindo aos convites porque não tem pretensão de se envolver em questões político-partidárias. Se até 2012 as visitas forem tão intensas e o militar mudar de ideia, Içara terá um novo nome no contexto político.



Samae

Depois de o assunto voltar à pauta dos vereadores, o gerente de unidade da Unisul de Içara, Sandro Serafim, continua sendo uma das peças essenciais neste processo. Ele intermediou as negociações da Casan com o município (que já passou do prazo estipulado). Na mídia Serafim defende acirradamente este compartilhamento afirmando que, sem dúvidas, será o melhor para Içara. O coordenador, que tem boa articulação com o prefeito licenciado Gentil da Luz e os demais peemedebistas da região, afirma que é pré-candidato da Majoritária da cidade em 2012.



Processo Gentil/ José Zanolli

O processo contra o prefeito e vice de Içara, envolvendo as denuncias de abuso de poder econômico, impetrado pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte” foi arquivada pelo relator Oscar Juvêncio Borges Neto. O processo já havia sido abandonado pelos advogados do PP que agora dão continuidade ao processo em trâmite no TSE.


Hospital no zero

Enquanto as denúncias referentes ao Hospital São Donato não são desvendadas, a instituição segue no zero, sem dinheiro nem para pagar os funcionários. Os burburinhos que agitam os corredores do São Donato dão conta de que quatro funcionários seguem sem receber por falta de dinheiro em caixa. Só de energia o valor aproxima a casa dos R$ 10 mil reais. Será que este não seria o momento de a Cooperativa pensar em isentar esta instituição? Ajudam tantas na região, e essa com certeza é uma das causas mais nobres da cidade, pelo menos nesse momento tão delicado. Sabe-se que cada cidadão já paga uma taxa que é destinada da Coperaliança ao hospital: mas esse valor é de apenas R$ 1.500 reais

Nenhum comentário: